Ray-Ban Display e Oakley Meta Sphaera surgem em vídeo acidental revelando novos wearables da Meta
Design e tela integrada
A Meta deixou acidentalmente um vídeo no YouTube mostrando dois óculos inteligentes: o Ray-Ban Display e o Oakley Meta Sphaera. O que chama atenção no Ray-Ban Display é que ele terá uma tela integrada à lente direita, funcionando como display monocular para mostrar notificações, navegação, interações com IA etc.
Controle por gestos com pulseira sEMG
Para controlar a interface visual, o usuário usará uma pulseira equipada com tecnologia de eletromiografia de superfície (sEMG). Esse acessório interpreta sinais elétricos dos músculos do braço, permitindo gestos sutis como deslizar a mão ou gesticular para operar o display, sem necessidade de tocar no óculos propriamente dito.
Variedades e uso diário
Além do modelo com tela, o Oakley Meta Sphaera aparece mais voltado para esportes, com design mais robusto e câmera centralzada sobre o nariz. As imagens vazadas também mostram situações de uso prático, como responder mensagens “escrevendo” gestos sobre superfícies, receber mapas, notificações ou usar funções úteis sem necessidade de olhar para o celular.
Parceria com Ray-Ban e estratégia da Meta
A Meta tem investido pesado em parcerias com a EssilorLuxottica, que é dona da Ray-Ban. Investimento recente de 3 bilhões de euros garantiu participação de cerca de 3% na empresa, fortalecendo a capacidade da Meta de lançar dispositivos de wearables com identidade forte de marca. Esse movimento permite que marcas icônicas como a Ray-Ban continuem presentes mesmo nesses modelos tecnológicos mais complexos.